terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cadu Tenório e Juçara Marçal - Anganga.


Como divulgado anteriormente neste blogue saiu hoje Anganga, um disco dos músicos Cadu Tenório e Juçara Marçal. O disco é o primeiro lançamento onde participam o selo Sinewave e o Quintavant. Provavelmente Anganga vai aparecer em várias listas dos melhores do ano em sites no fim do ano, fruto do capricho dos envolvidos nesta empreitada.

Abaixo a resenha que vem no encarte do disco. 

"A cantora Juçara Marçal e o músico e experimentador carioca Cadu Tenorio apresentam Anganga, reinterpretações contemporâneas de vissungos recolhidos por Aires da Mata Machado Filho em São João da Chapada, município de Diamantina (MG) —, além de cantos do Congado Mineiro.
Anganga é a entidade suprema do povo banto (“Anganga Nzambi”). A palavra consta do vissungo “Grande Anganga Muquixe”, cujos versos indicam reverência àquele cuja “gunga não bambeia”, o mestre, o mais velho. Trata-se de uma expressão que diz respeito à reverência ao passado.
Os “Cantos II”, “III”, “VI” e “VII” presentes no disco são vissungos (cantos de trabalho) recolhidos por Aires da Mata Machado Filho na década de 1920. O linguista registrou 65 partituras desses cantos no livro “O Negro e o Garimpo em Minas Gerais”.
Em 1982, Aires autorizou a gravação de catorze deles no álbum O Canto dos Escravos, interpretados pelas vozes de Clementina de Jesus, Geraldo Filme e Tia Doca da Portela.
“Eká” e “Taio” são composições de Cadu Tenório com a colaboração de Juçara Marçal".


Você pode baixar o disco gratuitamente aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário